Busca avançada
Ano de início
Entree

Viva Zapata!, de Elia Kazan: um olhar norte americano sobre a América Latina durante do período macartista (1950-1954)

Processo: 08/51966-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Sampaio Barbosa
Beneficiário:Andréa Helena Puydinger de Fazio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):História dos Estados Unidos   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema | Cultura E Politica | Historia Da America | Historia Dos Estados Unidos

Resumo

Temos como objetivo na presente pesquisa investigar como o filme Viva Zapata!, de Elia Kazan e John Steinbeck constrói uma representação da sociedade e da história norte-americana, ou seja, o período pós Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra Fria e o Macartismo. Buscamos também averiguar como se construiu representações sobre a América Latina e o México principalmente. Para tanto, propomos fazer uma análise do filme Viva Zapata! (1952), produzido por Darryl Zanuck, dirigido pelo cineasta Elia Kazan e escrito pelo roteirista John Steinbeck. A década de 1950 nos Estados Unidos caracteriza-se principalmente pela euforia anticomunista, também conhecida como caça às bruxas ou macarthismo (alusão ao senador Joseph McCarthy). A perseguição dos comunistas, acusados de atividades subversivas contra o Governo, atingiu todos os setores da política e da sociedade norte-americanas, e a indústria cinematográfica foi um dos principais alvos. Elia Kazan pode ser considerado um dos grandes nomes do período, bastante polêmico devido à delação de ex-companheiros do Partido Comunista. Os filmes por ele dirigidos sempre estão intimamente ligados aos problemas da sociedade norte-americana, o que não poderia ser diferente em "Viva Zapata!", que mesmo ambientado na Revolução Mexicana, e tendo como principal personagem o revolucionário Emiliano Zapata, faz referência ao período em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAZIO, Andréa Helena Puydinger de. Cultura, política e representações do México no cinema norte-americano: Viva Zapata! de Elia Kazan. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.