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Psicodiagnostico de rorschach em criancas de 9 a 11 anos: um estudo normativo

Processo: 08/51981-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Sonia Regina Pasian
Beneficiário:Renata Loureiro Raspantini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Normas   Personalidade   Técnicas projetivas   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Psicologica | Criancas | Normas | Personalidade | Psicodiagnostico De Rorschach | Tecnicas Projetivas

Resumo

Apesar da relevância mundial do Psicodiagnóstico de Rorschach enquanto instrumento de avaliação psicológica, tal técnica ainda encontra dificuldades concernentes à elaboração de suas normas e sua constante atualização, sobretudo na investigação do desenvolvimento infantil. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva elaborar padrões normativos do Rorschach para crianças de nove a 11 anos de idade, a fim de caracterizar seu perfil de desempenho neste Instrumento, na realidade sócio-cultural contemporânea. Para tanto, almeja-se avaliar uma amostra de 180 crianças de nove a 11 anos, de ambos os sexos, de escolas públicas e particulares da cidade de Pirassununga, interior do Estado de São Paulo (SP). Serão selecionados estudantes com desenvolvimento típico, portanto, que não apresentarem história de antecedentes críticos de ordem psicológica ou psiquiátrica, atraso escolar e/ou indícios de limitação Intelectual. Os instrumentos utilizados serão: Questionário de histórico de vida (aos pais ou responsáveis), Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e o Psicodiagnóstico de Rorschach, aplicados individualmente às crianças. Os resultados serão avaliados conforme seus respectivos manuais, adotando-se o referencial técnico da Escola Francesa para a análise do Rorschach. Os dados serão submetidos a análises estatísticas descritivas e, posteriormente, examinar-se-á possível associação entre as variáveis idade, sexo e origem escolar no conjunto dos resultados. Por fim, pretende-se elaborar um Atlas sobre o Rorschach para crianças de nove a 11 anos, caracterizando seus recortes e análises formais dos conteúdos projetados. (AU)

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