Busca avançada
Ano de início
Entree

Praticas educativas parentais em familias nucleares, monoparentais e recasadas e o comportamento infantil durante a transicao para o ensino fundamental.

Processo: 08/52132-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Edna Maria Marturano
Beneficiário:Vanessa Barbosa Romera Leme
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Vulnerabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Modelo Bioecologico | Praticas Educativas Parentais | Risco E Protecao | Transicao A Primeira Serie | Transicoes Familiares | Vulnerabilidade

Resumo

É possível que a instabilidade e a imprevisibilidade verificadas no ambiente das famílias monoparentais e recasadas sejam uma condição de vulnerabilidade que potencializa o uso de práticas educativas coercitivas e dificulta o suporte dos pais aos filhos em relação às demandas encontradas na transição à primeira série e, desta forma, possa contribuir com o surgimento de dificuldades sociais, comportamentais e de aprendizagem. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo avaliar as práticas educativas parentais e o comportamento de crianças que passam pela transição à primeira série do ensino fundamental em momentos diferentes da trajetória familiar (famílias nucleares, famílias monoparentais e recasadas em transição recente e famílias monoparentais e recasadas em transição remota). Para isso, participarão da pesquisa 30 mães provenientes de famílias nucleares, 30 mães de famílias monoparentais em transição recente, 30 mães de famílias recasadas em transição recente, 30 mães de famílias monoparentais em transição remota e 30 mães de famílias recasadas em transição remota, com filhos que passam pela transição à primeira série do ensino fundamental de escolas públicas, e os professores das crianças. Os dados serão coletados com as mães individualmente ou em pequenos grupos, na escola das crianças e ou nas residências das mães, as quais responderão a um questionário sobre caracterização familiar, um inventário de práticas parentais, um inventário de habilidades sociais e de problemas de comportamento e um questionário sobre nível socioeconômico. Em seguida, serão coletados os dados com as professoras, cujas mães atenderem aos critérios de inclusão. As professoras responderão a um inventário de habilidades sociais, de problemas de comportamento e de competência acadêmica. Serão realizadas análises de variância e análises de regressão. Com os dados da pesquisa será possível verificar similitudes e diferenças em famílias que passam ou não por transições familiares, identificando tanto aspectos disfuncionais quanto padrões de relacionamento pais-filhos promotores do desenvolvimento infantil, e que poderão ser utilizadas em programas de intervenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEME, Vanessa Barbosa Romera. Práticas parentais e recursos do ambiente de famílias nucleares, monoparentais e recasadas e o comportamento de crianças durante a transição para o ensino fundamental. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.