Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise integrada de dendrocronologia e anatomia do lenho do cedro (cedrela fissilis l.) para interpretacao da evolucao do cenario ambiental recente da regiao metropolitana de sao paulo, sp.

Processo: 08/51605-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Gregório Cardoso Tápias Ceccantini
Beneficiário:Gustavo Burin Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ilhas de calor   Anatomia da madeira   Dendroclimatologia   Dendrocronologia

Resumo

Nos últimos tempos, as mudanças climáticas pelas quais o Planeta vem passando têm sido muito noticiadas; a principal causa desta à mudanças é o aumento das concentrações atmosféricas dos gases-estufa e ainda não se sabe exatamente como as plantas reagirão a estas novas condições atmosféricas. Uma ciência que pode elucidar aspectos destas respostas é a Dendrocronologia, que estuda a seqüência dos anéis de crescimento de árvores. O cedro (Cedrela fissilis L. - Meliaceae) é uma espécie que já se mostrou um bom objeto de estudos em dendrocronologia; ela pode ser encontrada em diversos locais na região metropolitana de São Paulo. Serão utilizadas amostras de madeira coletadas com trado e discos, que serão polidos, datados e medidos, para a construção de cronologias que serão utilizadas para analisar o crescimento das árvores ao longo do tempo. Além disso, serão analisadas também características anatômicas, pois elas podem fornecer sinais de resposta às mudanças ambientais. Testaremos se as árvores urbanas apresentem sinais dos efeitos das "Ilhas de Calor", além de verificar se respondem diferencialmente a estes efeitos de acordo com o local na cidade. Este trabalho tem como objetivos estudar o crescimento dos cedros presentes nesta região através dos anéis de crescimento, na tentativa de compreender melhor o crescimento do cedro em ambientes urbanos, além de buscar informações sobre o cenário ambiental recente da região metropolitana de São Paulo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Gustavo Burin. Análise dendroclimatológica do cedro (Cedrela fissilis L. - Meliaceae) para reconstrução do cenário ambiental recente da cidade de São Paulo, SP. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.