Busca avançada
Ano de início
Entree

Saturacao do mapa genetico da populacao iac-una x cal-143 de feijao comum com marcadores microssatelites e mapeamento de locos ligados a resistencia a antracnose (colletotrichum lindemuthianum).

Processo: 08/52541-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Luciana Lasry Benchimol-Reis
Beneficiário:Renata Moro Baroni
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Antracnose   Repetições de microssatélites   Feijão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antracnose | Feijao | Marcadores Microssatelites | Phaseolus Vulgares

Resumo

O feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma cultura importante economicamente tanto para o consumo nacional como para a exportação. Como o rendimento desta cultura ainda é consideravelmente baixo, buscam-se alternativas para a obtenção de cultivares mais produtivos. Uma das causas do baixo rendimento é a ocorrência de doenças, como a antracnose, que causa elevados prejuízos aos produtores. Uma estratégia para a transferência de genes de resistência a doenças para um cultivar de interesse é através de mapeamento de locos ligados a esses genes utilizando marcadores moleculares. Os marcadores moleculares do tipo microssatélite são abundantes no genoma, codominantes e apresentam elevada heterozigosidade, representando um marcador robusto para mapear características de importância econômica em espécies vegetais. O presente projeto visa empreender a saturação do mapa genético para feijão iniciado no projeto FAPESP (processo nº 2005/53819-0) utilizando maior número de marcadores microssatélites gerados e disponíveis pelo grupo, mapeando-os na população segregante de mapeamento, gerada a partir do cruzamento de genitores divergentes CAL-143 (Andino) x IAC- UNA (Mesoamericano). Uma vez obtido o mapa mais saturado, os locos ligados à resistência à antracnose serão posicionados no mapa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OBLESSUC, PAULA RODRIGUES; BARONI, RENATA MORO; PEREIRA, GUILHERME DA SILVA; CHIORATO, ALISSON FERNANDO; MORAIS CARBONELL, SERGIO AUGUSTO; BRINEZ, BORIS; DA COSTA E SILVA, LUCIANO; FRANCO GARCIA, ANTONIO AUGUSTO; ARANHA CAMARGO, LUIS EDUARDO; KELLY, JAMES D.; et al. Quantitative analysis of race-specific resistance to Colletotrichum lindemuthianum in common bean. MOLECULAR BREEDING, v. 34, n. 3, p. 1313-1329, . (09/02411-2, 10/51673-7, 08/52541-7)