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Aquarelas de um pais tropical: brasil, que pais e esse?

Processo: 08/52464-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 24 de abril de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Carmen Zink Bolognini
Beneficiário:Marli Aparecida Rosa
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Globalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Discurso | Estado Nacao E Modernizacao | Globalizacao | Historia Da Mpb | Identidade E Linguagem | Mundializacao Da Cultura

Resumo

O objetivo central desta pesquisa de cunho qualitativo é investigar - a partir da Análise do Discurso de Escola Francesa (na linha desenvolvida por Michel Pêcheux) e de contribuições de outros campos das Ciências Sociais e Artes (Sociologia e História da Música, especialmente) - as condições de produção e as representações de Brasil e de brasileiro em quatro letras de músicas que abordam essa temática: Aquarela do Brasil, de Ari Barroso; País Tropical, de Jorge Ben; Que país é esse?, de Renato Russo (banda Legião Urbana), e Brasil, de Cazuza. Tais músicas foram compostas e veiculadas em momentos políticos e culturais de grande importância para a compreensão do Brasil, momentos em que os temas mais recorrentes giravam em torno da (re) construção ou (in) viabilidade de um projeto nacionalista e de um processo de modernização para o país. Como contribuição relevante desse estudo, destacamos a importância de compreendermos o papel dos discursos e das representações de Brasil e brasileiro, veiculadas em letras de música, na constituição identitária do brasileiro e estudarmos de que maneira isso ocorre discursivamente, em específico nas quatro letras selecionadas. Tal importância se dá na medida em que a música popular desempenhou um papel crucial na constituição do que hoje se entende por Nação Brasileira, de acordo com o antropólogo Roberto DaMatta. Refletirmos sobre essas produções culturais significa tocar na nossa eterna questão (latente e não resolvida) da identidade (nacional), da busca pela raiz ou - no termo citado pelo sociólogo Zygmunt Bauman - do "sonho de pertencimento". (AU)

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