Busca avançada
Ano de início
Entree

Triagem de pseudomonas sp produtoras de metalo-beta-lactamase e deteccao molecular dos genes envolvidos na resistencia aos carbapenemas.

Processo: 08/52498-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Lúcia da Costa Darini
Beneficiário:Renata Galetti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Infecção hospitalar   Farmacorresistência bacteriana   Antibióticos   Pseudomonas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antibioticos | Beta Lactamicos | Infeccao Hospitalar | Metalo Beta Lactamases | Pseudomonas | Resistencia Bacteriana

Resumo

As metalo-beta-lactamases (MBL) são carbapenemases pertencentes à classe B de Ambler e ao grupo 3 de Bush-Jacoby, as duas classificações mais utilizadas atualmente. Essas enzimas conferem, aos microrganismos, resistência às cefalosporinas, penicilinas e carbapenemas, mas geralmente não conferem resistência ao monobactam aztreonam. Além disso, não são inibidas por inibidores de beta-lactamases comercialmente disponíveis, por necessitarem de dois íons divalentes, comumente o zinco, como co-fator para sua atividade, e possuem sensibilidade aos quelantesde íons metálicos, como o EDTA e o ácido-mercaptopropiônico. Atualmente são conhecidas cinco subclasses de MBLs: IMP, VIM, SPM, GIM e SIM. As MBL são produzidas intrinsecamente por vários microrganismos clinicamente importantes, como Pseudomonas spp., Acinetobacter spp., e membros da família Enterobacteriaceae. O presente trabalho tem como objetivo a detecção e triagem de cepas de Pseudômonas aeruginosa produtoras de MBL utilizando os testes de disco aproximação e Etest e a confirmação molecular dos genes blaIMP, blaVIM, blaSPM, blaGIM e blaSIM por PCR. A eletroforese em campo pulsado (PGFE) será realizada para avaliar a relação clonal de algumas linhagens. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALETTI, Renata. Estudo de Pseudomonas aeruginosa produtoras de metalo-beta-lactamase e de genes envolvidos na resistência aos carbapenêmicos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.