Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de compostos em patógenos bacterianos multirresistentes como parte do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos - CIBFar

Processo: 16/24969-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ilana Lopes Baratella da Cunha Camargo
Beneficiário:Gabriela Marinho Righetto
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07600-3 - CIBFar - Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos, AP.CEPID
Assunto(s):Antibióticos   Farmacorresistência bacteriana   Desenvolvimento de fármacos   Anti-infecciosos   Enterococcus faecium   Staphylococcus aureus   Klebsiella pneumoniae   Acinetobacter baumannii   Pseudomonas aeruginosa   Enterobacteriaceae

Resumo

A descoberta dos antibióticos revolucionou o tratamento médico reduzindo a mortalidade causada por agentes patogênicos, porém, o uso indiscriminado tem selecionado micro-organismos multirresistentes que podem gerar surtos agressivos de infecções hospitalares. Além disso, a diminuição dos investimentos das indústrias farmacêuticas para a descoberta de novos antibióticos resultou em uma taxa de produção menor do que o aumento da resistência antimicrobiana, justificando a necessidade de se descobrir novos fármacos. Um grupo de bactérias responsáveis pela maioria das infecções hospitalares, denominadas "ESKAPE", Enterococcus faecium, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa e Enterobacter spp., apresentam também a capacidade de "escapar" da ação de múltiplos antibióticos. O objetivo do Laboratório de Epidemiologia e Microbiologia Molecular (LEMiMo) é encontrar possíveis fármacos a partir de compostos/extratos enviados pelos outros integrantes do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um dos CEPIDs da FAPESP. Este projeto visa avaliar a ação antimicrobiana de novos compostos (extratos de plantas, produtos naturais, peptídeos, etc.) frente a várias bactérias ESKAPE de origem clínica. Além disso, os mesmos compostos serão avaliados quanto à capacidade de erradicação de biofilme formado por uma linhagem de Staphylococcus epidermidis. Após uma triagem, serão determinadas: concentração inibitória mínima e concentração bactericida mínima. Todos os compostos serão submetidos ao teste de erradicação de biofilme. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO, AFIF FELIX; RIGHETTO, GABRIELA MARINHO; SIMOES, LAURA VILAR; DE ALMEIDA, LARISSA COSTA; COSTA-LOTUFO, LETICIA VERAS; BARATELLA DA CUNHA CAMARGO, ILANA LOPES; CASTRO-GAMBOA, IAN. Oxidative functionalization of a halimane diterpenoid achieved by fungal transformation. BIOORGANIC CHEMISTRY, v. 86, p. 550-556, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.