Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção dos conhecimentos e práticas sobre saúde e acidentes de trabalho entre estagiários e aprendizes de uma organização não governamental

Processo: 08/51661-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Frida Marina Fischer
Beneficiário:Andréa Aparecida da Luz
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de vida no trabalho   Legislação trabalhista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescente E Trabalho | Crianca E Adolescente | Legislacao | Qualidade De Vida | Representacoes Sociais | Saude Coletiva

Resumo

Estudos já realizados com jovens trabalhadores mostram as dificuldades apresentadas por esse grupo ao enfrentar a jornada dupla: trabalhar e estudar. As principais conseqüências desta jornada são: a mudança abrupta na rotina jovem, envolvendo horários de estudos, lazer e convivência familiar. O jovem geralmente desconhece os efeitos na saúde dos fatores estressantes ambientais e organizacionais, como também o reconhecimento e prevenção de acidentes de trabalho. No intuito de promover aos jovens condições para a construção de um futuro melhor, por meio do acesso e permanência no mercado do trabalho e escola, o Governo Brasileiro implementou o Programa Nacional de Incentivo ao Primeiro Emprego (PENPE) que promove várias ações, entre elas O Programa de Aprendizagem Profissional. Este estudo propõe avaliar a percepção das condições de saúde, estilos de vida, acidentes e incidentes de trabalho entre jovens inseridos em Programas de Estágio e Aprendizagem Profissional de uma Instituição Não Governamental. Serão analisados adolescentes entre 14 e 20 anos de idade, alunos do Programa de Estágio e do Programa de Aprendizagem Profissional. Um grupo de 60 estudantes, entre os 260 jovens que participam do programa, será selecionado através de sorteio para participar como voluntário da pesquisa sendo: 30 estagiários (de ambos os sexos) e 30 aprendizes (de ambos os sexos) que freqüentam o curso de Aprendizagem Profissional e as Reuniões de Acompanhamento Profissional da ONG. Para a análise das entrevistas, será utilizado método do "Discurso do sujeito coletivo" (DSC). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA LUZ, ANDREA APARECIDA; MAZIEIRO VERGUEIRO DA SILVA, MIRYAM CRISTINA; TURTE, SAMANTHA LEMOS; LOPES, MARILDO DE OLIVEIRA; FISCHER, FRIDA MARINA. Effects of Working Full-Time and Studying in the Evening Hours Among Young Apprentices and Trainees. HUMAN FACTORS, v. 54, n. 6, p. 952-963, . (08/51661-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUZ, Andréa Aparecida da. Percepção de jovens aprendizes e estagiários sobre condições de trabalho, escola e saúde após o ingresso no trabalho. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.