Busca avançada
Ano de início
Entree

Poluentes orgânicos persistentes na biota marinha do arquipélago de São Pedro e São Paulo

Processo: 08/51321-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Química
Pesquisador responsável:Rosalinda Carmela Montone
Beneficiário:Patrick Simões Dias
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bifenilos policlorados   Bioacumulação   Poluentes orgânicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bifenilos Policlorados | Bioacumulacao | Biomagnificacao | Pesticidas Organoclorados

Resumo

Algumas ilhas oceânicas, como o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, (ASPSP) Pernambuco, podem ser consideradas áreas remotas e preservadas devido a sua distância do continente. Entretanto, essas regiões não estão isentas da influência de agentes antrópicos oriundos das regiões costeiras, como é o caso dos poluentes orgânicos persistentes (POPs) que podem facilmente ser emitidos para a atmosfera e integrar um processo cíclico de contaminação global. Esses compostos são um dos principais grupos de poluentes que afetam os ecossistemas devido a sua grande persistência no ambiente e toxicidade para a biota. Os POPs incluem substâncias sintéticas como pesticidas clorados (DDTs, HCHs, HCB) e os bifenilos policlorados (PCBs), sendo amplamente distribuídos pêlos diversos compartimentos do ecossistema global. Devido aos processos de bioacumulação e biomagnificação ao longo da cadeia trófica os organismos de topo de cadeia, como as aves marinhas, são os mais afetados por esses compostos. A presente proposta visa determinar a ocorrência e distribuição de POPs na biota marinha, particularmente peixes e aves marinhas, do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Os resultados obtidos serão importantes para estabelecer a linha de base desses poluentes em regiões oceânicas. Além disso, o estudo de poluentes orgânicos persistentes no ecossistema do Arquipélago São Pedro e São Paulo será de grande contribuição para a compreensão do grau de contaminação a que áreas remotas como esta estão expostas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEONEL, JULIANA; TANIGUCHI, SATIE; SASAKI, DALTON K.; CASCAES, MAURO J.; DIAS, PATRICK S.; BOTTA, SILVINA; SANTOS, MARCOS C. DE O.; MONTONE, ROSALINDA C.. Contamination by chlorinated pesticides, PCBs and PBDEs in Atlantic spotted dolphin (Stenella frontalis) in western South Atlantic. Chemosphere, v. 86, n. 7, p. 741-746, . (08/51321-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Patrick Simões. Poluentes orgânicos persistentes na biota marinha do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.