Busca avançada
Ano de início
Entree

O espaco livre na vida cotidiana: usos e apropriacoes nos espacos livres na cidade de sao paulo, nas areas do terminal intermodal da barra funda e do sesc fabrica pompeia.

Processo: 08/51650-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Paisagismo
Pesquisador responsável:Vladimir Bartalini
Beneficiário:Vania Silva Tramontino
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Apropriação do espaço   Cidades   Paisagem urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apropriacao Do Espaco | Cidade Contemporanea | Espacos Livres Publicos | Paisagem E Evento | Paisagem Urbana | Sociedade Contemporanea

Resumo

A mobilidade e a velocidade contemporâneas modificam as relações entre sociedade e cidade presentes na cidade tradicional. A vitalidade antes expressa nos espaços públicos convencionais das praças e das ruas, pode hoje ocorrer em outros tipos de espaços. Alguns filósofos contemporâneos têm tentado aberturas no pensamento, visando entender as novas expressões da vida contemporânea. Assim, a cuidadosa aplicação de conceitos da filosofia no campo da paisagem poderia representar um alento para os estudos nesta área disciplinar, particularmente no que se refere á paisagem das cidades, pela identificação de outras formas de expressão da sociedade que ainda podem estar presentes no tecido urbano. Supomos que a paisagem urbana possa propiciar condições para o evento, no sentido da ação experimental livre e não programada proposta pelo sujeito no espaço; que ela possa servir como palco para a ocorrência dessas expressões da vida pública, não mais restritas obrigatoriamente aos espaços convencionais, mas podendo ocorrer em outros espaços livres que se apresentem como vazios de significado apriorístico. Por meio de estudos de caso e à luz da bibliografia selecionada, a pesquisa procurará identificar espaços que se caracterizam como transição entre edifícios e espaços livres públicos, com o intuito de levantar suas possibilidades de estimular e dar suporte às expressões de vida pela ação livre propositiva, superando o espetáculo e os eventos programados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRAMONTINO, Vania Silva. O espaço livre na vida cotidiana: usos e apropriações nos epaços livres na cidade de São Paulo, nas áreas do Terminal Intermodal da Barra Funda e do SESC Fábrica Pompéia. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.