Busca avançada
Ano de início
Entree


O espaço livre na vida cotidiana: usos e apropriações nos epaços livres na cidade de São Paulo, nas áreas do Terminal Intermodal da Barra Funda e do SESC Fábrica Pompéia

Texto completo
Autor(es):
Vania Silva Tramontino
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Vladimir Bartalini; Igor Guatelli; Eugênio Fernandes Queiroga
Orientador: Vladimir Bartalini
Resumo

Esta dissertação tem por objeto os espaços livres na vida cotidiana, na cidade São Paulo, na passagem da cidade industrial para a cidade contemporânea. Verifica a forma como mudanças econômicas, físicas e socioculturais, percebidas a partir da década de 1960 em escala mundial, repercutiram nos espaços livres e nos modos de vida dos citadinos, levando à mudanças nas relações entre população e espaços livres. Investiga como se deram as mudanças nessas relações nas áreas da Barra Funda e da Vila Pompéia, na cidade de São Paulo. Áreas onde, na década de 1980, foram implantados os edifícios do Terminal Intermodal da Barra Funda e do SESC Fábrica Pompéia. Ambos respondendo à demandas da cidade contemporânea, que interferiram na dinâmica entre população e espaços livres. Estimula pensar sobre o papel dos espaços livres de uso público na organização da cidade contemporânea e na vida cotidiana. (AU)

Processo FAPESP: 08/51650-7 - O espaco livre na vida cotidiana: usos e apropriacoes nos espacos livres na cidade de sao paulo, nas areas do terminal intermodal da barra funda e do sesc fabrica pompeia.
Beneficiário:Vania Silva Tramontino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado