Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxas metabólicas de repouso e pós-prandiais em serpentes do gênero Bothrops, com ênfase nos aspectos ontogenéticos e filogenéticos (Crotalinae)

Processo: 09/53202-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Jose Eduardo Pereira Wilken Bicudo
Beneficiário:Daniel Rodrigues Stuginski
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Respirometria   Bothrops   Ontogenia   Metabolismo

Resumo

As serpentes apresentam uma resposta metabólica pós-prandial cuja dimensão tem chamado a atenção dos pesquisadores nos últimos anos. Estudos sobre a participação das vias metabólica aeróbia e glicolítica durante a digestão tem sido realizados para algumas espécies. Todavia estudos que abranjam o metabolismo pré e pós-prandiais e que incorporem a influência da ontogenia e da filogenia são virtualmente inexistentes. O presente trabalho tem como objetivos investigar de modo integrativo os padrões filogenéticos e ontogenéticos dos metabolismos aeróbio e glicolítico durante as fases pré e pós-prandiais em serpentes que se alimentam de modo infreqüente. Para tanto serão utilizadas como sistema-modelo espécies representantes dos agrupamentos mais consistentes do gênero Bothrops. A diversidade de hábitos e representatividade do gênero, bem como a robustez de suas relações taxonômicas, torna este grupo um excelente modelo para tal estudo. O conhecimento das relações metabólicas pré e pós-prandiais e a caracterização dos fatores influentes na evolução dessas variáveis são extremamente importantes para a compreensão dos processos ecofisiológicos destes animais, e contribuirão para a incorporação das serpentes como animais-modelo para estudos de fisiologia digestória e das relações com o ambiente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STUGINSKI, DANIEL RODRIGUES; NAVAS, CARLOS ARTURO; DE BARROS, FABIO CURY; GREGO, KATHLEEN FERNANDES; MARTINS, MARCIO; DE CARVALHO, JOSE EDUARDO. The Role of Feeding Specialization on Post-Prandial Metabolic Rate in Snakes of the Genus Bothrops. ZOOLOGICAL SCIENCE, v. 35, n. 4, p. 373-381, AUG 2018. Citações Web of Science: 0.
STUGINSKI, DANIEL RODRIGUES; NAVAS, CARLOS ARTURO; DE BARROS, FABIO CURY; CAMACHO, AGUSTIN; PEREIRA WILKEN BICUDO, JOSE EDUARDO; GREGO, KATHLEEN FERNANDES; DE CARVALHO, JOSE EDUARDO. Phylogenetic analysis of standard metabolic rate of snakes: a new proposal for the understanding of interspecific variation in feeding behavior. JOURNAL OF COMPARATIVE PHYSIOLOGY B-BIOCHEMICAL SYSTEMIC AND ENVIRONMENTAL, v. 188, n. 2, p. 315-323, MAR 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STUGINSKI, Daniel Rodrigues. Taxas metabólicas de repouso e pós-prandiais em serpentes do gênero Bothrops, com ênfase nos aspectos ontogenéticos e filogenéticos (Crotalinae). 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.