Busca avançada
Ano de início
Entree

Desnaturalização da política n'A cidade de Deus, de Agostinho

Processo: 08/54871-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Moacyr Ayres Novaes Filho
Beneficiário:Luiz Marcos da Silva Filho
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Amor   Vontade   Populus   Liberdade   Política (ciências sociais)   Filósofos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agostinho | Amor | Liberdade | Populus | Virtus | Vontade

Resumo

A definição de "povo" de Agostinho, n'A cidade de Deus, é resultado de uma longa argumentação contra Cícero. A controvérsia com o cônsul romano ocorre pela análise dos limites de uma definição de populus que o considere a união de muitos homens associados por um consentimento jurídico, pois assim Cícero o compreende em Da república. A análise, dessa forma, se detém em torno de uma virtude (a justiça) que um conjunto de cidadãos deve possuir para consentir a direitos, isto é, para constituir um povo. Diferentemente de Cícero, Agostinho verifica que os romanos, dentre outros, jamais teriam sido um povo porque nunca foram capazes de praticar a virtude da justiça. Ao negar a universalidade da definição ciceroniana, Agostinho redefine populus conforme uma concepção de amor. Um povo, assim, é um conjunto de seres racionais unidos pelas coisas que amam. A discussão evidencia distintas concepções de virtude, por conseqüência, de justiça, que devem ser compreendidas consoante a negação de uma concepção intelectualista de virtude em proveito de uma concepção voluntarista. A pesquisa, desse jeito, pretende estudar o conceito voluntarista de virtude de Agostinho a partir de sua recusa do estoicismo ciceroniano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA FILHO, Luiz Marcos da. Desnaturalização da política n\'A cidade de Deus, de Agostinho. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.