Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos aspectos psicologicos e impacto na qualidade de vida dos pacientes portadores de htlv com paraparesia espastica tropical.

Processo: 08/52018-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 07 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Augusto Cesar Penalva de Oliveira
Beneficiário:Maria Rita Polo Gascón
Instituição Sede: Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER). Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de vida   Vírus linfotrópico T tipo 1 humano   Paraparesia espástica tropical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Htlv | Paraparesia Espastica Tropical | Qualidade De Vida

Resumo

A paraparesia espástica tropical (TSP/HAM) devido à infecção pelo vírus HTLV m da língua inglesa que indica vírus que infecta células T humanas) é um problema de Saúde Pública devido aos quadros incapacitantes une podem acometer seus portadores. Os portadores de TSP/HAM apresentam várias dificuldades em seu cotidiano, como: freqüentes infecções do trato urinário, disfunção sexual, perda dos movimentos dos membros inferiores, uma expectativa angustiante em relação à progressão da doença, fatores estes que desestruturam seu cotidiano e comprometem sua qualidade de vida. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os aspectos psicológicos (depressão e ansiedade) e o impacto na qualidade de vida dos pacientes portadores de HTLV com paraparesia espástica tropical, junto ao Ambulatório de HTLV localizado no Instituto de Infectologia Emilio Ribas. A amostragem será composta de 160 indivíduos adultos portadores de HTLV, sendo que 80 pacientes serão portadores assintomáticos e 80 serão portadores sintomáticos para TSP/HAM, de ambos os sexos, com idades variando de 25 a 60 anos. Os dados serão coletados através da aplicação de cinco questionários: um questionário sócio demográfico. Inventário de Depressão de Beck, Inventário de Ansiedade de Beck, Questionário para a Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde-WHOQOL-bref e Escala Motora Revisada de Osame. Será realizado um estudo quantitativo transversal do tipo analítico descritivo. Os dados obtidos serão analisados de forma descritiva e correlacionados com a evolução e gravidade da marcha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)