Busca avançada
Ano de início
Entree

Hemodinamica uterina e reconhecimento materno-fetal em eguas: efeito de cistos uterinos, alteracoes degenerativas endometriais e idade.

Processo: 08/52558-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Cezinande de Meira
Beneficiário:Jair Camargo Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Éguas   Gravidez   Útero   Cistos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cistos | Eguas | Gestacao | Perfusao Sanguinea | Ultra Sonografia Doppler | Utero

Resumo

Cistos são um freqüente achado patológico em úteros de éguas e estão diretamente relacionados com baixas taxas de fertilidade. Recentes estudos sugerem que distúrbios vasculares uterinos, como a inflamação de arteríolas endometriais e a inadequada drenagem sangüínea devido a um pobre retorno venoso, possam contribuir para formação de cistos uterinos. Em éguas, durante as duas primeiras semanas pós-concepção ocorre o chamado "reconhecimento maternal da gestação", fenômeno imprescindível para a manutenção da gestação. Durante este período, a vesícula embrionária desloca-se ao longo do lúmen uterino. Este contato direto entre conceptus e endométrio previne a regressão prematura do corpo-lúteo. A gestação inicial de eqüinos é caracterizada por uma diminuição na resistência uterina ao fluxo sangüíneo com aumento da perfusão vascular endometrial a partir do 11o dia da gestação. Em éguas com ausência de patologias uterinas, a correlação entre a localização do conceptus e o aumento na vascularidade endometrial durante a fase de mobilidade vesicular e fixação foi previamente descrita. Entretanto, nenhum estudo sobre o efeito de patologias uterinas sobre a interação materno-fetal e sobre a hemodinâmica do sistema reprodutivo de éguas gestantes foi realizado até o momento. O presente estudo tem como intuito avaliar através da ultra-sonografia Dopler à fase inicial da gestação em éguas com cistos uterinos e alterações degenerativas endometriais, associando a severidade da doença com alterações na mobilidade da vesícula embrionária e com distúrbios na hemodinâmica uterina. Os possíveis achados deste experimento possibilitarão o desenvolvimento de novos tratamentos preventivos e/ou clínicos para patologias uterinas na espécie eqüina, e abrirão caminho para novos estudos visando o aumento na taxa de concepção de éguas com problemas de fertilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)