Busca avançada
Ano de início
Entree

O gerúndio na fala do interior paulista

Processo: 08/52405-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Jesuelem Salvani Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia   Português do Brasil   Falares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assimilacao | Fonologia | Gerundio | Mudanca | Portugues | Variacao

Resumo

Este projeto de mestrado tem por meta descrever e analisar o comportamento das formas verbais cujo morfema é "-ndo", que se altera para a forma "-no". Por exemplo, as formas "falando, comendo e vendendo", por meio de um processo fonológico de redução, podem ser realizadas, respectivamente, como "fala[nu], come[nu] e vende[nu]" no dialeto de São José do Rio Preto/SP. Desse modo, esta pesquisa se enquadra na área de morfofonologia e se distingue das pesquisas sobre o gerundio no Português Brasileiro que estão predominantemente relacionadas com as construções sintáticas, ou seja, o aspecto verbal da perífrase "estar + -ndo", como podemos ver nos trabalhos de Neto (2002), Mendes (1995), entre outros. O estudo a ser desenvolvido consistirá de um levantamento e de uma descrição das ocorrências de gerúndio identificadas nas amostras censo do banco de dados IBORUNA. Com base em resultados de pesquisa anterior (FERREIRA, 2007), trabalhamos com a hipótese de que, no dialeto em estudo, a possibilidade de redução de '-ndo' só ocorre quando indicar gerúndio, assim, 'vendo', quando for a forma de gerúndio do verbo 'ver' pode se realizar como 'veno' ou 'vendo', mas quando for a forma de primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo 'vender" nunca sofre redução. Nosso objetivo é identificar que fatores linguísticos e sociolinguísticos possam condicionar o comportamento variável das formas "-ndo" ~ "-no", quando indicar gerúndio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Jesuelem Salvani. O apagamento do /d/ em morfema de gerúndio no dialeto de São José do Rio Preto. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.