Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de aspectos médicos, comportamentais e fisiológicos em gatos com micção inapropriada

Processo: 08/55385-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Archivaldo Reche Junior
Beneficiário:Daniela Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento animal   Micção   Gatos   Cistite animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento | Eliminacao | Felino | Gato | Marcacao | Miccao

Resumo

A micção inapropriada é um problema comum com implicações diretas no bem-estar do gato e do proprietário; não raramente culminando com o abandono do animal. Embora seja um tema comumente investigado no âmbito cientifico, ainda há muito que ser explorado e o que se recomenda em termos de diagnóstico comportamental e terapias envolvendo modificação comportamental e manejo ambiental é muito embasado em observações práticas e pouco em pesquisas científicas. Dessa forma, mesmo havendo protocolos de tratamento claros e sendo o prognóstico bom em grande parte dos casos, o sucesso na terapia dificilmente resulta em erradicação do problema. E, ainda, é bastante comum a ocorrência de casos atípicos e/ou refratários. A presente pesquisa visa explorar a influência de fatores até então não investigados cientificamente, relativos ao gato e ao ambiente, no tipo de micção inapropriada exibida pelo gato. Também será verificada a ocorrência de cistite idiopática (i.e. inflamação da bexiga por causa desconhecida) em casos aparentemente comportamentais, ou seja, onde a micção inapropriada é a única manifestação apresentada pelo gato. Por fim, verificar-se-ão possíveis diferenças (relativas ao gato, ao ambiente e ao tipo de micção inapropriada) entre casos aparentemente comportamentais e casos ditos médicos-comportamentais, ou seja, onde a micção inapropriada é acompanhada de manifestações clínicas de cistite idiopática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, DANIELA; RECHE-JUNIOR, ARCHIVALDO; PEREZ BRANDAO, JULIANA DINEIA; ARITA, DANIELLE YURI; CASARINI, DULCE ELENA; MILLS, DANIEL S.. Unreliability of EDTA samples for measuring bioamine neurotransmitter levels in cats. JOURNAL OF FELINE MEDICINE AND SURGERY, v. 23, n. 2, . (08/55385-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Daniela. Avaliação de aspectos médicos, comportamentais e fisiológicos em gatos domestics (Felis catus) com micção inapropriada. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.