Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradicoes discursivas e modalidade: reflexoes sobre a trajetoria do genero carta de editor em jornais paulistas do seculo xix ao inicio do seculo xx.

Processo: 08/55873-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade
Beneficiário:Rafaela Baracat Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartas Do Editor | Genero Discursivo | Modalidade | Tradicao Discursiva

Resumo

A partir do presente projeto, busca-se desenvolver uma pesquisa a respeito dos gêneros discursivos sob uma perspectiva diacrônica. Em um corpus formado por cartas do editor de jornais paulistas do final do século XIX início do século XX, tem se por objetivo analisar as transformações discursivas desse gênero da mídia impressa, bem como examinar o processo de modalização nessa prática social tradicionalmente instituída. Para tanto, o trabalho será fundamentado pelos princípios das Tradições Discursivas (TD), segundo os postulados de Kabatek, uma vez que revelam a recorrência a certos de modos de falar/escrever em determinadas práticas sociais, tendo-se por base a relação entre enunciado e tempo. Além disso, com base na Análise Crítica do Discurso (ACD), pretende-se abordar o fenômeno da modalização, relacionando-o à produção do gênero carta. Ao articular o lingüístico e o histórico, visa-se contribuir para o projeto “Tradições discursivas: constituição e mudança dos gêneros discursivos numa perspectiva diacrônica”, coordenado pela Profa. Dra. Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade, bem como para os estudos histórico-sociais da linguagem. Assim, considerando que os gêneros podem apresentar determinadas regularidades discursivas que nos remetem a formas textuais anteriormente produzidas, busca-se estudar as transformações que os textos podem sofrer ao longo do tempo, em particular a configuração, transformação e função do gênero discursivo carta do editor, de modo a realizar um estudo que leve em conta tradição e mudança. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)