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A Hiperatividade e o brincar: uma experiencia clinica fundamentada na teoria de D. W. Winnicott.

Processo: 08/55887-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Gilberto Safra
Beneficiário:Priscila Rocha de Souza
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Aprendizagem   Psicanálise   Jogos   Criatividade   Hiperatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Crianca | Criatividade | Hiperatividade | Jogos | Psicanalise

Resumo

Este projeto se propõe a investigar a relação de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e os jogos. As crianças escolhidas para esta pesquisa além de terem o TDAH, são crianças que também apresentam dificuldades na aprendizagem. Gostaria de observar se a utilização dos jogos em atendimentos psicológicos pode favorecer a concentração das crianças e/ou se os jogos podem contribuir na aprendizagem destas? Pretende-se investigar esta relação por meio de: estudo de caso com duas crianças, a partir de um trabalho clínico, utilizando a técnica psicanalítica; utilização de jogos durante os atendimentos; observação e análise de como se manifesta a concentração e a dificuldade na aprendizagem das crianças, no início do trabalho, durante o processo e após o término de todos os atendimentos. A perspectiva teórica escolhida é a psicanálise winnicottiana, aprofundando especialmente os conceitos de espaço potencial, fenômenos transicionais e criatividade. Winnicott considera que o brincar, assim como o jogar seriam fenômenos que ocorrem no espaço potencial. Dessa forma, pretende-se compreender mais detalhadamente cada um dos conceitos (fenômenos transicionais, objeto transicional, espaço potencial, brincar), dentro da teoria do autor, em relação com a experiência que acontecerá entre o pesquisador e as crianças que serão atendidas. A pesquisa também pretende contribuir para ampliar a compreensão do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, trazendo novas visões no campo da psicanálise, por meio da contribuição de Winnicott. Além disso, visa desenvolver novas possibilidades de atuação, analisando os benefícios da utilização de jogos em atendimentos com crianças que possuem este transtorno. (AU)

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