Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise metabolomica de animais portadores de melanoma b16f10 por espectroscopia de ressonancia magnetica nuclear (rmn)

Processo: 08/56114-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Durvanei Augusto Maria
Beneficiário:Thiago Antonio Fedele
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metaboloma   Espectroscopia de ressonância magnética nuclear   Metabolômica   Ressonância magnética nuclear
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espectroscopia De Rmn | Melanom Cutaneo | Metabolismo Dos Tumores | Metaboloma | Metabolomica | Ressonancia Magnetica Nuclear

Resumo

O melanoma é a mais agressiva das neoplasias cutâneas. A Organização Mundial de Saúde estima que anualmente ocorram cerca de 132 mil casos novos desse câncer no mundo. Os melanomas são curáveis e têm bom prognóstico quando detectados em estádios iniciais. O metaboloma é definido como a coleção qualitativa e quantitativa de todos os metabólitos de baixa massa molecular presentes nas células e que participam de reações bioquímicas necessárias para a manutenção, crescimento e fisiologia celular. A avaliação metabolômica trata-se do delineamento do processo bioquímico de sistemas a fim de ampliar as bases do entendimento de como as patologias se manifestam. A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é usada para investigar uma variedade de processos biológicos em diversos sistemas. A espectroscopia por RMN pode ter um importante impacto ao nível da monitorização de pacientes, possibilitando a detecção mais precoce de tumores do tipo melanoma, fator essencial para melhorar o prognóstico de pacientes portadores de melanoma metastático. Este projeto pretende contribuir para a elucidação da bioquímica e do metaboloma inerente a diferentes fases de crescimento do melanoma murino e para o desenvolvimento de ferramentas úteis tanto ao seu diagnóstico como à concepção de planos de tratamento bem sucedidos e proporcionar subsídios para as correlações entre a metabolômica, a genômica e a proteômica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FEDELE, Thiago Antonio. Análise metabolômica de animais portadores de melanoma murino B16F10 por espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.