Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificacao de gh e prolactina na puberdade de novilhas da raca nelore

Processo: 08/56680-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Guilherme de Paula Nogueira
Beneficiário:Emiliana de Oliveira Santana Batista
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Gado Nelore   Prolactina   Neurotransmissores   Puberdade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gh | Nelore | Neurotransmissores | Prolactina | Puberdade

Resumo

Na expressão dos sinais envolvendo a puberdade não se pode ignorar o papel central do hormônio de crescimento (GH) ou somatotropina bovina, na caracterização das diferentes fases de crescimento. A idade da primeira ovulação pode ser influenciada pela temperatura, afetando a taxa de crescimento folicular, a concentração de LH e prolactina. O presente trabalho tem por objetivo investigar a variação na secreção de GH e prolactina em resposta ao tratamento com neurotransmissores, na maturação sexual de novilhas da raça Nelore. Serão dosadas amostras de plasma de novilhas da raça Nelore (n = 10), de 8 a 17 meses de idade, que foram mantidas em piquetes de capim Tanzânia recebendo suplementação com bagaço de cana hidrolisado, ração concentrada (milho, soja e núcleo) e tendo livre acesso a sal mineral e água; submetidas aos tratamentos: 1) picrotoxina (antagonista gabaérgico, 0,18 mg/kg, iv, amostras colhidas a cada 15 min por 10 h) aos 10, 14 e 17 meses de idade; 2) sulpiride (antagonista dopaminérgico, 0,59 mg/kg, se, amostras colhidas a cada 15 min por 10 h) aos 8, 12 e 16 meses de idade; 3) clonidina (estimulador alfa-adrenérgico, 10 μg/kg, iv, amostras colhidas a cada 15 min por 4 h) aos 8, 12 e 15 meses de idade. A quantificação de GH e prolactina será realizada por radioimunoensaio. Para identificação dos picos, área de secreção, freqüência e amplitude dos picos de secreção de GH e prolactina será utilizado o programa GrafPad Prism versão 3.00 for Windows. Serão comparados os animais tratados com os animais controle e cada grupo de tratamento nas diferentes idades. Os resultados serão submetidos à análise de variância com medidas repetidas empregando-se o programa SAS. As médias serão comparadas pelo teste Duncan, no nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATISTA, Emiliana de Oliveira Santana. Participação das vias alfa 2 - adrenérgica, dopaminérgica e gabaérgica no controle da secreção de GH no período pré-púbere de novilhas da raça nelore. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária. Araçatuba Araçatuba.