Busca avançada
Ano de início
Entree

Conscientização crítica e socidade em Paulo Freire

Processo: 08/56874-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rene Jose Trentin Silveira
Beneficiário:Bruno Botelho Costa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conscientizacao Critica | Educacao | Paulo Freire | Politica | Sociedade

Resumo

Não são poucas as obras produzidas por Paulo Freire, tendo por eixo central a Educação dos setores sociais desfavorecidos. Nestas obras, a preocupação com a conscientização das massas e o seu engajamento pela emancipação são fundamentais para o entendimento de sua pedagogia. Este projeto de pesquisa visa analisar a relação entre os conceitos de conscientização crítica e sociedade nas obras Educação como Prática de Liberdade e Pedagogia do Oprimido, juntamente com outro escrito do autor e comentadores, que foram produzidos entre 1962 e 1970. Com isso, intentamos perceber aproximações entre as duas obras e o desenvolvimento da filosofia e pedagogia de Freire durante este período. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Bruno Botelho. Conscientização e sociedade em Paulo Freire: da Educação como prática de liberdade à Pedagogia do oprimido. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.