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Conscientização e sociedade em Paulo Freire: da Educação como prática de liberdade à Pedagogia do oprimido

Texto completo
Autor(es):
Bruno Botelho Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Renê José Trentin Silveira; Dermeval Saviani; Danilo Romeu Streck
Orientador: Renê José Trentin Silveira
Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre os conceitos de "conscientização" e "sociedade" nas obras "Educação como prática de liberdade" e "Pedagogia do oprimido" do pensador e educador brasileiro Paulo Freire. O intuito deste está em mostrar como a conscientização, cerne e objetivo da teoria educacional freiriana, requer, para a sua realização pelo homem, o conhecimento das contradições e antagonismos da sociedade, a fim de que ele possa desenvolver sua capacidade crítica e assumir a condição de sujeito transformador dos problemas e desafios sociais e empenhar-se, no âmbito coletivo, pela transformação destes e de si próprio. Neste sentido, este trabalho procurou ressaltar similaridades e diferenças na relação entre as visões de conscientização e de sociedade em ambas as referidas obras, apontando em que medida esta relação, da primeira obra para a segunda, representa um movimento de radicalização da sua crítica e proposta para a educação, bem como da sua concepção de transformação social. (AU)

Processo FAPESP: 08/56874-0 - Conscientização crítica e socidade em Paulo Freire
Beneficiário:Bruno Botelho Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado