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O funcionamento de imagens e a producao de sentidos na leitura da relatividade restrita

Processo: 08/57038-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 20 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Beneficiário:Leandro Londero da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Imagens   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analogias | Ensino Superior | Fisica Moderna E Contemporanea | Imagens | Leitura | Relatividade Restrita

Resumo

A compreensão dos estudantes sobre relatividade, o aprimoramento do seu ensino em nível universitário e sua incorporação no Ensino Médio têm se convertido em temas atuais na pesquisa em Ensino de Física. Em geral, a metodologia tradicional desse tópico privilegia a abordagem excessivamente formalista. Uma possível alternativa às abordagens tradicionais é a leitura de textos de divulgação cientifica. Partimos da premissa que a leitura está intimamente relacionada aos recursos visuais e lingüísticos presentes no texto. Autores encontrados na literatura justificam o uso de imagens e analogias como possibilidade para tornar as informações mais atraentes aos leitores. Pensando nisso, nosso objetivo é compreender: a) o funcionamento de imagens e de analogias presentes em textos de divulgação científica de autores cientistas sobre Relatividade Restrita; b) como estudantes do curso de física interpretam a Relatividade Restrita em textos de divulgação científica de autores cientistas; c) como a leitura de textos de divulgação cientifica sobre Relatividade Restrita pode interferir no imaginário de licenciados em física quanto à possibilidade de ensinarem esse conteúdo em nível médio. Para tanto, vamos selecionar textos de divulgação científica de autores cientistas, mapeando as imagens e analogias neles presentes. Após, desenvolveremos atividades de leitura dos textos selecionados com alunos cursando disciplinas da Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas. Em continuidade, estaremos entrevistando, além de alguns estudantes, autores/tradutores dos textos selecionados para obtermos suas interpretações para o funcionamento das imagens e analogias nos textos que produziram/traduziram. O principal apoio teórico para análise das informações coletadas será a Análise de Discurso originada na França por Michel Pêcheux, com apoio em publicações feitas no Brasil por Eni Orlandi. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Leandro Londero da. O funcionamento de imagens e a produção de sentidos na leitura da relatividade restrita. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.