Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuicao de acidos organicos e etanol no conteudo energetico da silagem de milho.

Processo: 08/57633-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Luiz Gustavo Nussio
Beneficiário:João Luiz Pratti Daniel
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Energia   Silagem de milho   Ácido láctico   Ácido acético   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido Acetico | Acido Latico | Acido Proprionico | Energia | Etanol | Silagem De Milho

Resumo

Durante o processo de ensilagem de plantas de milho, o crescimento microbiano resulta na conversão de grande parte dos açúcares solúveis em ácidos orgânicos e etanol. Estes produtos podem ter importância nutricional significativa, já que possuem alto conteúdo energético por unidade de massa. O objetivo deste trabalho será determinar a contribuição de ácidos orgânicos (lactato, acetato e propionato) e etanol no conteúdo energético da silagem de milho. A silagem de milho será produzida em tambores de plástico com capacidade de 200 L e utilizada para o experimento de desempenho e para as análises laboratoriais. No experimento de desempenho serão utilizados 42 cordeiros da raça Santa Inês, dos quais 21 serão adaptados com cânula no saco dorsal do rúmen. Os animais serão alimentados com rações contendo 40% de concentrado e 60% de uma das seguintes silagens: silagem de milho - controle (SMC), silagem de milho adicionada de ácido lático (SML), silagem de milho adicionada de ácido acético (SMA), silagem de milho adicionada de ácido propiônico (SMP), silagem de milho adicionada de etanol (SME) ou silagem de milho adicionada de ácido lático, ácido acético, ácido propiônico e etanol (SMT). Serão determinados o ganho de peso diário, a absorção de ácidos graxos voláteis, os parâmetros ruminais, a excreção de derivados de purinas, a energia retida no corpo vazio e a morfometria visceral. A estabilidade dos ácidos lático, acético e propiônico e do etanol será determinada na silagem de milho e na ração completa. O conteúdo energético da fração volátil da silagem da silagem de milho também será determinado em laboratório. Os dados serão analisados pelo procedimento MIXED do SAS e as médias comparadas pelo teste de Tukey. Os resultados obtidos no laboratório serão confrontados com aqueles obtidos no ensaio de desempenho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DANIEL, João Luiz Pratti. Contribuição da fração volátil no valor nutricional de silagens. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.