Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos geneticos em raias do genero potamotrygon (batoidei, potamotrygonidae) na bacia do rio da prata: analise do processo de colonizacao com o uso de marcadores moleculares.

Processo: 08/58943-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fausto Foresti
Beneficiário:Vanessa Paes da Cruz
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Potamotrygonidae   Elasmobrânquios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacia Do Rio Prata | Dnamt | Elasmobranquios | Potamotrygon Falkneri | Potamotrygon Motoro | Potamotrygonidae

Resumo

As raias da família Potamotrygonidae representam uma importante parte da ictiofauna neotropical, sendo o único grupo de elasmobrânquios totalmente restrito ao ambiente de água doce. A família Potamotrygonidae compreende de 16 a 20 espécies, as quais se distribuem nos gêneros Plesiotrygon, Paratrygon e Potamotrygon, que são encontradas nos principais sistemas fluviais da América do Sul. Com o fechamento da Represa de Itaipu, houve a oportunidade de espécies de peixes que eram encontradas apenas no baixo Paraná, entre elas as raias do gênero Potamotrygon pudessem se movimentar para as regiões do alto da bacia do Paraná, passando a constituir parte da fauna efetiva destes ambientes. Assim, no presente projeto, serão realizadas análises genéticas com marcadores moleculares em representantes dos estoques destas espécies existentes nas regiões da Bacia do rio da Prata, utilizando marcadores de DNA mitocondrial D-loop e ATPase. Considera-se que os resultados obtidos poderão resultar em informações de interesse para a compreensão dos processos envolvidos na diversificação da família Potamotrygonidae, bem como nos mecanismos determinantes das relações entre os componentes deste grupo de peixes. Além disso, tais informações poderão ser utilizadas na identificação; dos mecanismos determinantes do processo de colonização, caracterizando a variabilidade genética basal das espécies e os genótipos representativos no estabelecimento das formas colonizadoras em ambientes recém-colonizados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, Vanessa Paes da. Estudos genéticos em raias do gênero Potamotrygon (Chondrichthyes: Myliobatiformes: Potamotrygonidae) na Bacia do Rio Paraná. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.