Busca avançada
Ano de início
Entree

Auto-avaliação de competências e problemas de comportamento entre adolescentes brasileiros: Um estudo de validação do Inventário de Auto-Avaliação para Jovens (YSR/2001).

Processo: 06/05555-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Beneficiário:Marina Monzani da Rocha
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Validação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | avaliação comportamental | Clínica-escola | Inventário de Auto-Avaliação para Jovens (YSR) | validação | Youth Self-Report (YSR) | Avaliação e Prevenção

Resumo

Os inventários do Sistema de Avaliação Empiricamente Baseado do Achenbach (ASEBA) são utilizados no mundo inteiro devido ao fato de refletirem as percepções de múltiplos informantes, obtidas através procedimentos de avaliação padronizados que permitem a comparação dos resultados, inclusive em estudos entre diferentes culturas. Além disso, avaliam um grande espectro de psicopatologias e, ainda, são econômicos, tanto com relação a custos, quanto com relação ao tempo. Diversos estudos têm sido realizados buscando validar as versões elaboradas para o uso em países com línguas e culturas diferentes da americana, visto a importância de se padronizar os procedimentos de avaliação para a cultura na qual vão ser usados. Considerando a importância do conhecimento dos problemas de comportamento para ser possível tanto o planejamento de intervenções adequadas, quanto o planejamento de estratégias de prevenção, o presente estudo tem como objetivo a validação da versão brasileira do “Youth Self-Report” ou “Inventário de Auto-Avaliação para Jovens” (YSR). Esse inventário do ASEBA permite aos jovens que avaliem suas competências e seus problemas de comportamento. Não foram encontrados estudos desse porte realizados com esse inventário no Brasil. Para cumprir esse objetivo, adolescentes encaminhados para atendimento psicológico na clínica-escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e outras clínicas-escola de psicologia do país (através de colaboradores – professores e pesquisadores da área de psicologia de dez universidades brasileiras) serão convidados a responder ao inventário e farão parte do grupo “Encaminhados”. Adolescentes do grupo “Não-Encaminhados” serão convidados a responder ao questionário durante uma aula do período escolar em escolas públicas e particulares das cidades brasileiras participantes do estudo. Para verificar a confiabilidade da versão brasileira do inventário, cem adolescentes do grupo “Não-Encaminhados”, da cidade de São Paulo, serão sorteados para preencher o inventário novamente em um intervalo inferior a uma semana. Todos os adolescentes irão responder às questões do Critério Brasil para conhecermos a classe social da população estudada. A análise estatística dos resultados deve seguir os procedimentos metodológicos realizados por Achenbach no estudo original, levando em consideração as seguintes variáveis: sexo, idade, tipo de escola, nível sócio-economico e cidade brasileira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)