Busca avançada
Ano de início
Entree

A Quimera do etapismo: Marighella e a Revolução Burguesa no Brasil.

Processo: 07/01998-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Marcos Tadeu Del Roio
Beneficiário:Claudinei Cássio de Rezende
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Comunismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Komintern | Marighella | Revolução Burguesa | stalinismo | Comunismo

Resumo

O projeto discute a idéia de revolução brasileira para Carlos Marighella em sua última fase (1966-1969). Na fundação da Ação Libertadora Nacional como resultado direto da Organização Latino-Americana de Solidariedade em Cuba, em 1967 - que possuía a finalidade de estender a revolução cubana para a América Latina -, se erige a idéia que o faz romper com o PCB a propósito de quem seria o agente que cumpriria a tarefa histórica de uma revolução nacional-libertadora no Brasil como conditio sine qua non para uma revolução socialista. Ao apontar a guerrilha como a vanguarda armada dessa revolução, Marighella malquista a teoria pecebista da qual uma aliança com setores progressistas de uma burguesia nacional levaria a revolução democrático-burguesa. Entretanto, não rompe com a máxima pecebista inspirada nas teses do VI Congresso do Komintern (1928), que preconizava a revolução mundial, para os países coloniais e semicoloniais, por etapas nacional libertadora e antiimperialista, gravitando o movimento comunista internacional em torno da URSS de Stalin.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REZENDE, Claudinei Cássio de. Suicídio revolucionário: a luta armada e a herança da quimérica revolução em etapas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.