Busca avançada
Ano de início
Entree

Formas em ação: o rememorar e o criar no palco e na docência

Processo: 07/03128-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Angélica Medeiros Albano
Beneficiário:Simone Cristiane Silveira Cintra Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Linguagem teatral   Teatro   Memória coletiva   Criação artística   Estética (arte)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação estética | formação de professores | memória | teatro | Formação de Professores

Resumo

Este projeto propõe um diálogo entre processos de criação teatral e processos de formação de professores, ambos, concebidos como possibilidades, como formas em ação. Pretende-se a realização de uma pesquisa sobre as possibilidades formativas estabelecidas pela e na relação entre memória, teatro e formação docente. Esta pesquisa será realizada a partir de investigação e análise da experimentação de práticas teatrais como propulsoras de rememorações e ressignificações de experiências escolares vividas por professores em formação, culminando na apresentação pública de uma encenação criada coletivamente a partir das experiências rememoradas, na perspectiva da construção de reflexões e ações que venham nortear suas práticas educativas. A experimentação das práticas teatrais está prevista para ser realizada durante quatro semestres, com dois grupos de alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unicamp. Esses alunos estarão, simultaneamente ao trabalho teatral, cursando as disciplinas Prática de Ensino de Educação Artística e Estágio Supervisionado I e II, sob a responsabilidade da Faculdade de Educação. Objetiva-se com esta pesquisa identificar a potencialidade da linguagem teatral como um meio de expressão e ressignificação das memórias escolares dos professores em formação, partindo do pressuposto de que os elementos que constituem o teatro enquanto conhecimento estético poderão imprimir especificidades às maneiras pelas quais as experiências vividas serão rememoras e ressignificadas, podendo, assim, trazer contribuições específicas e significativas para a construção da prática educativa desses professores. A prática educativa desenvolvida pelos licenciandos, participantes desta pesquisa, será analisada em seus aspectos de elaboração, efetivação e reflexão posterior, por meio do acompanhamento das aulas das disciplinas mencionadas acima e do acesso aos planos de ensino e relatórios finais das atividades realizadas por eles em instituições de ensino. Constituem os referenciais teóricos desta pesquisa, estudos sobre formação e prática docente relacionados à memória, a teoria estética/filosófica de Walter Benjamim, principalmente, os conceitos referentes à rememoração, história e narrativa e estudos sobre experiências de criação teatral, com ênfase em processo colaborativo e na interface entre teatro e memória. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Simone Cristiane Silveira Cintra. Narrativas poéticas autobiográficas: (auto) conhecimento na formação de educadores. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.