Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição espacial de três espécies de palmeira (Oenocarpus spp.) ao longo de um gradiente edafo-topográfico na Amazônia Central

Processo: 07/06283-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Flavio Antonio Maës dos Santos
Beneficiário:Heloisa Dantas Brum
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia vegetal   Arecaceae   Distribuição espacial   Plântulas   Demografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adulto | Arecaceae | Demografia | juvenil | plantula | Recrutamento | Ecologia vegetal

Resumo

Nas áreas de terra firme da Amazônia Central encontram-se diferentes habitats (platô, vertente e baixio), que se diferenciam em função, principalmente, do gradiente topográfico e tipos de solo. A ocorrência de espécies arbóreas nas florestas acompanha variações ambientais e mesmo assim, ainda há muito que se conhecer sobre os fatores responsáveis pela distribuição de cada espécie e em que estádios de vida tais processos agem. Os aspectos demográficos são importantes para a determinação da estrutura e dinâmica de populações e comunidade e, no caso de palmeiras, a distribuição espacial acompanha variações do declive e da arquitetura da floresta. O objetivo geral deste trabalho é determinar os fatores que afetam a distribuição espacial de plântulas, juvenis e adultos de três espécies de palmeira (Oenocarpus bacaba, O. minor e O. bataua) na Amazônia Central, ao longo de um gradiente edafo-topográfico. Pretende-se determinar os fatores que afetam a germinação de sementes e o desenvolvimento inicial das plântulas; e determinar os fatores que limitam o recrutamento de plântulas, juvenis e adultos nos baixios, vertentes e platôs. Além disso, será feita a descrição de frutos, sementes, plântulas e do processo germinativo, com o intuito de facilitar o reconhecimento dos indivíduos no campo e contribuir para o conhecimento da história natural das espécies. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRUM, Heloisa Dantas. Distribuição espacial de três espécies de palmeiras do gênero Oenocarpus ao longo de um gradiente edafo-topográfico na Amazônia Central. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.