Busca avançada
Ano de início
Entree

Doses, fontes e modos de aplicação de zinco na cultura da cana-de-açúcar

Processo: 07/07063-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Salatier Buzetti
Beneficiário:Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade do solo   Nutrição vegetal   Zinco   Cana-de-açúcar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cana de Açúcar | doses | Fontes | Modos de aplicação | zinco | Fertilidade e Adubação

Resumo

O Brasil é o maior produtor de açúcar e álcool do mundo, e a cultura da cana-de-açúcar está em grande expansão; porém, muitos solos do país são pobres em zinco e a sua deficiência acarreta sérios distúrbios fisiológicos nas plantas, os quais se refletem na redução da produtividade da cultura. O presente projeto tem por objetivo avaliar o efeito de cinco doses de Zn (0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0 kg ha-1, aplicado após o primeiro corte) e três fontes (sulfato de zinco, silicato de zinco e zinco quelatizado), aplicado ao solo, além da aplicação foliar em dose fixa e usando as duas fontes solúveis; em dois cortes, nas características produtivas e qualitativas da cana-de-açúcar cultivada num solo argiloso. O experimento será conduzido na fazenda Jangadeiro, fundo agrícola administrado pela Destilaria Alcoolvale Açúcar e Álcool, no município de Aparecida do Taboado – MS. O delineamento experimental a ser utilizado será o blocos ao acaso no esquema fatorial 5x3+2, sendo 5 doses de zinco, 3 fontes de zinco, mais 2 tratamentos adicionais com pulverização foliar, com 4 repetições. As parcelas serão constituídas por 5 linhas de 10 m de comprimento e espaçadas por 1,4 m. Serão avaliados os teores de sacarose, fibra, pureza, concentração de sólidos solúveis, número de colmos por metro, número de perfilhos por metro, altura de perfilhos, diâmetro médio do colmo, massa verde de colmo, massa seca de colmo, produtividade de colmos e análise química do solo e da folha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA FILHO, Marcelo Carvalho Minhoto. Doses, fontes e modos de aplicação de zinco na cultura da cana-de-açúcar. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.