Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência das manchas urbanas de manaus e belém sobre circulações atmosféricas locais

Processo: 07/07260-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Regina Célia dos Santos Alvalá
Beneficiário:Diego Oliveira de Souza
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Interação biosfera-atmosfera
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brams | Circulações Atmosféricas Locais | Ilhas De Calor Urbanas | Interação Biosfera-Atmosfera

Resumo

O crescimento da população da região amazônica nas últimas 3 décadas está passando por um processo acelerado. Com isso o impacto da mudança no uso da terra sobre o clima e o ciclo hidrológico da região tem levado a estudos de diversos pesquisadores. As cidades de Manaus e Belém possuem grande volume populacional, com aproximadamente 90% da população residindo na zona urbana, e considerável extensão espacial, com grandes áreas compostas de construções residenciais e comerciais além de pavimentação de grande parte das vias urbanas. Com isso, o balanço de energia na superfície é modificado de forma considerável nestas regiões, influenciando assim a circulação atmosférica local, devido às chamadas ilhas de calor urbanas. Vários fatores contribuem para a formação de ilhas de calor urbanas, sendo um deles a alta concentração de fontes de calor nas cidades, influenciando assim a temperatura média em um centro urbano, sendo que na maioria das vezes as ilhas de calor surgem sob condições de fraca circulação atmosférica de escala sinótica. Assim sendo, o objetivo principal do trabalho proposto é estudar a influência das grandes manchas urbanas da região Amazônica, isto é das cidades de Manaus e Belém, sobre as circulações atmosféricas locais, através de simulações numéricas realizadas com o modelo de mesoescala “Brazilian Regional Modelling System (BRAMS)” e dados de superfície e altitude obtidos in situ. Este projeto estará inserido no escopo dos projetos MilênioLBA2, dentro do sub-projeto de modelagem complexa da interação biosfera – atmosfera, e PROVEG, desenvolvidos por diversas instituições de pesquisa do país.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, DIEGO OLIVEIRA; DOS SANTOS ALVALA, REGINA CELIA; DO NASCIMENTO, MARILIA GUEDES. Urbanization effects on the microclimate of Manaus: A modeling study. ATMOSPHERIC RESEARCH, v. 167, p. 237-248, . (07/07260-7)