Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação histológica, histomorfométrica e imunoistoquímica do efeito de fármacos fotossensíveis ativados por laser no reparo ósseo e osseointegração de implantes de titânio. Estudo em coelhos e cães.

Processo: 07/08503-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Salata
Beneficiário:Paulo Esteves Pinto Faria
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Reparo ósseo   Defeitos ósseos   Próteses e implantes   Terapia fotodinâmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Defeito ósseo | fármacos fotossensíveis | implantes | Reparo ósseo | Terapia Fotodinâmica | Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Resumo

O projeto de pesquisa será dividido em duas etapas: a primeira, em coelhos será destinada à avaliação do reparo de defeitos ósseos confeccionados em calvária. A segunda etapa visa estudar, em mandíbulas de cães, os eventos relacionados à osseointegração de implantes dentários. A utilização de dois modelos experimentais (em coelhos e cães) em um único projeto se justifica pelas seguintes razões: 1) a análise imunoistoquímica requer a exposição dos epítopos nos tecidos, mas devido ao fato de os espécimes obtidos em cães serem preparados para corte por desgaste para o estudo da osseointegração, a ação dos anticorpos será prejudicada; 2) não existem no mercado anticorpos que possam ser eficientemente utilizados em cães; 3) o estudo de osseointegração de implantes dentais em coelhos é bastante limitado. Assim, os experimentos com coelhos servirão para avaliar os eventos relacionados ao reparo ósseo (imunoistoquímica), enquanto os cães serão utlizados para estudar a osseointegração. Serão utilizados 12 cães adultos, jovens, pesando entre 20 e 30 kg. Anteriormente à cirurgia, os cães serão avaliados por veterinários e receberão aplicação de vacinas e vermífugos. Os animais terão os 4 pré-molares extraídos bilateralmente e após 4 meses serão submetidos às cirurgias experimentais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIA, Paulo Esteves Pinto. Avaliação histológica e histomorfométrica do efeito de fármacos fotossensíveis ativados por LED no reparo ósseo: estudo em coelhos. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.