Busca avançada
Ano de início
Entree

Medida de elementos-traço em amostras de soro sanguíneo por meio dos métodos PIXE e ICP-MS para diagnóstico precoce de Melanoma.

Processo: 08/01413-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica de Processos e Sistemas
Pesquisador responsável:Manfredo Harri Tabacniks
Beneficiário:Suene Bernardes dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Soro   Espectrometria de massa por plasma acoplado indutivamente   Elementos-traço   Pixe   Melanoma   Sangue
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elementos Traço | Icp-Ms | melanoma | Pixe | Sangue | soro | Análise Elementar de Materiais Biológicos

Resumo

O presente trabalho propõe a continuação do estudo de elementos traço em soro sanguíneo pelos métodos PIXE e ICP-MS, desenvolvida no trabalho de mestrado da proponente, visando agora investigar possíveis alterações e estabelecer correlações do teor desses elementos em soro sanguíneo de pacientes com melanoma, com o intuito de colaborar para o diagnóstico precoce da doença. No entanto, para fins comparativos, também será necessário determinar os níveis de referência desses elementos em soro sanguíneo de doadores sadios que serão usados como controle. Também será importante estudar a "estrutura" destes elementos, saber se estes estão livres ou ligados a proteínas e/ou moléculas. Na execução deste projeto pretende-se otimizar a atual metodologia de preparação de amostras com o uso do LTA (Low Temperature Ashing) visando a redução de problemas gerados pelo excesso de material orgânico presentes nas amostras e, consequentemente, reduzir ainda mais os limites de detecção. O trabalho será executado em colaboração com o com o Hospital do Câncer, sob supervisão da Dra. Mariangela Correa (protocolos 1000/07 do HC e 20071109143330 da Unifesp). Este projeto também faz parte de um temático interdisciplinar "Análise Multiescala de Processos Neoplásicos", submetido recentemente, através do qual se propõem uma análise multiescala para estabelecer novas bases metodológicas para o estudo de processos neoplásicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Suene Bernardes dos. Viabilidade da medida de elementos-traço em soro sanguíneo para diagnóstico de melanoma. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.