Busca avançada
Ano de início
Entree

Dor crônica difusa, sintomas de depressão e qualidade de vida relacionada à saúde em mulheres com migrânea

Processo: 08/01248-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:José Geraldo Speciali
Beneficiário:Juliana Stuginski Barbosa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cefaleia   Fibromialgia   Depressão   Qualidade de vida   Dor   Neurologia

Resumo

Os objetivos desta pesquisa são: determinar a prevalência de dor corporal e fibromialgia em pacientes com cefaléia atendidos no Ambulatório de Cefaléia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto; comparar a qualidade de vida dos pacientes com cefaléia com a do grupo controle (GC), constituído por pessoas sem histórico de cefaléia e; verificar a presença de depressão em pacientes com cefaléia e no grupo controle e comparar os resultados encontrados nestes grupos. Serão selecionados 150 pacientes do gênero feminino, com cefaléia, atendidos em primeira consulta no Ambulatório de Cefaléia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - FMRP - USP, durante o período de janeiro de 2008 a dezembro de 2008. Para o grupo controle (GC) serão selecionados 150 acompanhantes dos pacientes, do gênero feminino, sem história de cefaléia recorrente, há pelo menos três meses. Como critério de inclusão, os indivíduos devem ter idade de 18 a 65 anos e serem capazes de entender as perguntas realizadas durante a entrevista, completando os questionários que serão aplicados. Para diagnóstico de cefaléia serão utilizados os critérios diagnósticos da Sociedade Internacional de Cefaléia (IHS) (2004) e, para cefaléias crônicas diárias, os critérios de Silberstein et al. (1996). Para diagnóstico de FM e presença de dor corporal, os critérios do Colégio Americano de Reumatologia (ACR) (WOLFE et al., 1990). Serão utilizados questionários padronizados na literatura para verificação da qualidade de vida (SF-36) e níveis de depressão (Inventário de depressão de Beck). A análise estatística será realizada, visando comparar dados de prevalência, qualidade de vida e sintomas depressivos entre os grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STUGINSKI-BARBOSA, JULIANA; DACH, FABIOLA; BIGAL, MARCELO; SPECIALI, JOSE G. Chronic Pain and Depression in the Quality of Life of Women With Migraine - A Controlled Study. HEADACHE, v. 52, n. 3, p. 400-408, MAR 2012. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.