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Construção de uma escala de auto-eficácia para escolha profissional

Processo: 08/01972-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Porto Noronha
Beneficiário:Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Escolha profissional   Orientação vocacional   Avaliação psicológica   Autoeficácia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto-eficácia | Avaliação psicológica | escolha profissional | Orientação Profissional | Avaliação Psicológica

Resumo

A Orientação Profissional (OP) tem se mostrado como uma importante área de atuação do psicólogo, sendo que a avaliação psicológica sempre esteve ligada à OP, fazendo-se importante na investigação principalmente de interesses profissionais e personalidade. Entretanto, desde a década de 1980 percebe-se na literatura internacional, um considerável aumento nas publicações sobre auto-eficácia aplicada à escolha profissional, fato que não ocorre no Brasil. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo construir uma escala de auto-eficácia para escolha profissional, por meio de dois estudos. No primeiro, serão construídos os itens, baseando-se na teoria. Esses itens iniciais serão submetidos à análise de juízes para se avaliar sua pertinência teórica, sendo que posteriormente se fará um estudo piloto com aproximadamente 150 estudantes das três séries do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares. Análises descritivas dos sujeitos e do instrumento serão procedidas, bem como análise fatorial exploratória para se investigar a estrutura interna dos itens. O segundo estudo terá como objetivo avaliar as propriedades psicométricas da escala oriunda do primeiro estudo, que será correlacionada (r de Pearson) com a Escala de Aconselhamento Profissional e a Bateria Fatorial de Personalidade. Serão sujeitos aproximadamente 300 estudantes de Ensino Médio, das três séries, de escolas públicas e particulares. Verificar-se-á diferenças de médias entre gêneros, tipos de escola e séries, bem como se buscará confirmar a estrutura fatorial encontrada no Estudo 1 por meio de análise fatorial confirmatória e a consistência interna, pelo coeficiente Alfa de Cronbach.

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