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Uma Análise Empírica do Consumo de Música na Universidade de São Paulo

Processo: 08/02249-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Gabriel de Abreu Madeira
Beneficiário:Igor Siqueira Cortez
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música   Internet   Pirataria   Econometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:direitos de propriedade | Econometria | Internet | música | pirataria | Microeconomia Aplicada

Resumo

A distribuição on-line de músicas, nos últimos oito anos, tem sido uma das maiores preocupações da indústria fonográfica mundial. Os avanços tecnológicos ocorridos na área de comunicação via Internet impuseram mudanças radicais no modo de se consumir música e ao mesmo tempo estabeleceram uma grande incerteza sobre o futuro do mercado fonográfico.A Internet teve grande impacto na indústria musical por possibilitar o livre consumo de músicas e sem necessariamente ter que pagar direitos autorais às gravadoras e artistas. Os consumidores têm a possibilidade de se conectar a internet, pesquisar e baixar músicas rompendo com o tradicional modo de consumo que envolve agentes intermediários tais como a gravadora e a loja de discos. Com a internet temos apenas a ligação direta entre o consumidor e a música.Surge então a questão sobre quais os impactos que o consumo de música pela internet têm na produção de música como um todo. Ou seja, a distribuição de músicas pela internet é eficiente do ponto de vista econômico? Quais são as perdas e quais são os ganhos?Os experimentos realizados para estudar esse fenômeno ainda não permitem chegar uma conclusão unânime. Alguns resultados são ambíguos e boa parte dos experimentos utilizam métodos criticáveis do ponto de vista econométrico.Este projeto se propõem a realizar uma pesquisa de campo para que dados sobre o consumo de música entre os estudantes da Universidade de São Paulo possam ser utilizados para analisar os efeitos da distribuição de música na internet no consumo de música.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORTEZ, Igor Siqueira. Uma análise empírica do consumo de música na Universidade de São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.