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Uma análise empírica do consumo de música na Universidade de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Igor Siqueira Cortez
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Gabriel de Abreu Madeira; Joao Manoel Pinho de Mello; Mauro Rodrigues Junior
Orientador: Gabriel de Abreu Madeira
Resumo

O compartilhamento de músicas pela Internet pode ter efeitos negativos ou positivos sobre a indústria musical. Por um lado, pode limitar a poder de incentivos à criação garantidos por direitos autorais. Por outro lado, contribui para a divulgação de artistas e músicas. Este artigo estima os efeitos de downloads de música sobre o consumo de CDs e shows para uma amostra de 7.147 estudantes universitários. Utilizando variáveis instrumentais motivadas por um modelo teórico simples, associadas à habilidade em informática e tolerância à ilegalidade, estimamos que a prática de downloads de música reduz a probabilidade de consumir CDs em até 45%, ao passo que aumenta a probabilidade de ir a shows em até 35%. Nossos resultados também apontam que existe uma relação de substituição entre pirataria física de CDs e downloads de música. Esse último resultado sugere que as estimativas feitas sem levar em conta o consumo de CDs piratas na equação estrutural podem ser viesadas. (AU)

Processo FAPESP: 08/02249-8 - Uma Análise Empírica do Consumo de Música na Universidade de São Paulo
Beneficiário:Igor Siqueira Cortez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado