Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos danos causados pelo inadvertido tráfego de veículos sobre as soqueiras de cana-de-açucar

Processo: 08/02308-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:José Paulo Molin
Beneficiário:Vanderson Rabelo de Paula
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de tráfego   Colheita mecanizada   Agricultura de precisão   Piloto automático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colheita mecanizada | controle de tráfego | Piloto Automático | Agricultura de Precisão

Resumo

São muitos e indiscutíveis os avanços alcançados com a inserção da mecanização na lavoura de cana-de-açúcar. No entanto ainda se faz necessário o refinamento das técnicas de mecanização buscando mitigar problemas ainda existentes, como a compactação do solo e os danos causados às socas de cana pelo inadvertido tráfego sobre estas. Neste contexto, justificado pela inexistência de estudos que quantifiquem os danos gerados ao solo e consequentemente à planta devido ao tráfego casual de veículos sobre as soqueiras de cana-de-açúcar, o objetivo desse trabalho é avaliar esses danos através da simulação de diferentes cargas, sob condição controlada, tendo como referência as cargas típicas aplicadas ao solo por uma frente de colheita, identificando seus efeitos no solo e na planta. Será conduzido um experimento em duas áreas com características homogêneas, porém com diferentes texturas de solo, sendo uma área mais argilosa e outra mais arenosa utilizando um trator para reprodução das cargas de tráfego sobre a soqueira. Após as simulações de tráfego serão avaliadas características de solo (compactação densidade, teor de água e porosidade), da planta (falhas de brotação, perfilhamento, biometria e produtividade) além da análise tecnológica da matéria-prima colhida (pureza do caldo, fibra da cana, sacarose aparente do caldo (PC), tonelada de sacarose aparente ha-1 (TPH), açúcares redutores do caldo (AR) e açúcar total recuperado (ATR)). Espera-se com isso avaliar a importância do tráfego condicionado por bitolas ajustadas e o uso do piloto automático.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULA, Vanderson Rabelo de. Avaliação dos danos causados pelo inadvertido tráfego de veículos sobre as soqueiras de cana-de-açúcar. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.