Busca avançada
Ano de início
Entree

Contratos de Trabalho de Professores e a Construção da Condição Docente na Escola Pública Paulista (1974-2009)

Processo: 08/02618-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Fonseca de Almeida
Beneficiário:Juliana Regina Basilio
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/56499-0 - Circulação internacional e formação dos quadros dirigentes brasileiros, AP.TEM
Assunto(s):Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condição docente | Escola básica pública paulista | Política de contratação de professores | Sociologia da educação | Trabalho Pedagógico | Sociologia da Educação

Resumo

A pesquisa tem em vista contribuir para o entendimento dos condicionantes do trabalho pedagógico na escola básica paulista por meio do estudo de um processo essencial para a produção da condição docente, qual seja as práticas de contratação, assim como as formas de inserção dos professores nas escolas que compõem essa rede de ensino. O estudo será estruturado em dois eixos de pesquisa. Num primeiro eixo, será realizado o levantamento e a análise, numa perspectiva histórica, da legislação que governa a contratação de professores. Num segundo, serão examinadas as práticas de contratação realmente realizadas. Para isso, em primeiro lugar, serão levantados e estudados os dados estatísticos disponíveis sobre os professores e seus contratos no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Educação. Em segundo lugar, será realizado um estudo numa das Diretorias Regionais de Ensino com vistas a acompanhar in loco os processos de contratação e de inserção de um grupo selecionado de professores. Por fim, serão discutidos os efeitos dessa forma de gerenciamento dos contratos de trabalho dos professores para a organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico nas escolas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASILIO, Juliana Regina. Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.