Busca avançada
Ano de início
Entree

Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições e perspectivas para a prática pedagógica no ensino de Ciências Naturais.

Processo: 08/02421-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Cristina de Senzi Zancul
Beneficiário:Larissa Regina Capeloto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Educação científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anos iniciais do ensino fundamental | ensino de ciencias | Parâmetros Curriculares Nacionais | educação científica

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, implementados a partir de 1997, concretizam a intenção da Secretaria de Educação Fundamental de desencadear um processo de reformulação de objetivos, metas, estratégias e procedimentos metodológicos para o ensino fundamental. Entre os dez volumes destinados às séries iniciais do Ensino Fundamental está o de Ciências Naturais, que oferece ao professor subsídios para uma nova prática pedagógica.Considerando as finalidades deste documento, o presente trabalho tem como objetivo estudar as contribuições e influências dos PCNs de Ciência Naturais sobre as práticas pedagógicas dos professores nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino, buscando identificar mudanças que vêm ocorrendo nos dez anos de sua elaboração e implementação. Será realizado um estudo de natureza qualitativa e os dados descritivos serão coletados por meio de técnicas e métodos que incluem a observação, a entrevista aberta e o estudo de documentos pessoais, oficiais e outros. Os dados obtidos na pesquisa serão classificados e analisados com base em princípios da abordagem qualitativa em educação.Espera-se que este estudo colabore para a avaliação do impacto dos PCNs nas prática pedagógicas dos professores e de seus efeitos sobre o desenvolvimento do processo educativo, assim como para a melhoria da qualidade de ensino e da formação dos professores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAPELOTO, Larissa Regina. Dez anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: contribuições para o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental I. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.