Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo das características citogenéticas e moleculares de Triatoma maculata e Triatoma pseudomaculata (Heteroptera, Triatominae)

Processo: 08/03431-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Beneficiário:Priscila Pasqüetto Mendonça
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Heterocromatina

Resumo

Os triatomíneos são insetos hematófagos de grande importância para a parasitologia humana, pois são transmissores do Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. Citogeneticamente, o interesse sobre os triatomíneos está em seus cromossomos com cinetócoros difusos e na meiose, pois na primeira divisão (anáfase I) os autossomos são quiasmáticos e segregam-se regularmente e os cromossomos sexuais são aquiasmáticos e dividem-se equacionalmente, com segregação desses na segunda divisão (anáfase II), ou seja, com segregação dos cromossomos sexuais pós-reducional. Recentes pesquisas com marcadores moleculares em triatomíneos tentam compreender a ancestralidade do grupo. Uma das formas de se compreender a evolução entre espécies é a partir da análise de seqüências do DNA ribossômico (DNAr). Por pertencer a famílias multigênicas, cópias individuais do DNAr não acumulam mutações independentemente, resultando em pequena variação intra-específica e relevante diferenciação interespecífica. No presente trabalho será realizado um estudo comparativo entre as espécies Triatoma maculata e Triatoma pseudomaculata, com base no uso de técnicas citogenéticas convencionais e moleculares e de biologia molecular, dando ênfase aos seguintes aspectos: análise da espermatogênese (túbulos seminíferos), do ciclo mitótico (gânglios cerebrais de embriões) e do ciclo nucleolar; caracterização e localização das regiões Organizadoras Nucleolares (RONs) e heterocromáticas; e, seqüenciamento da região ITS-1 do DNA ribossomal nuclear.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDONÇA, Priscila Pasqüetto. Estudo comparativo das características citogenéticas e moleculares de Triatoma maculata e Triatoma pseudomaculata (Triatominae, Heteroptera). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.