Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da mortalidade por causas externas no desenvolvimento humano na faixa de fronteira brasileira

Processo: 08/03340-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Antonio Luiz Rodrigues-Júnior
Beneficiário:José Marcelo de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Geoepidemiologia   Epidemiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento humano | estudo de mortalidade | faixa de fronteira | geoepidemiologia | Epidemiologia

Resumo

O estudo da Faixa de Fronteira brasileira é interessante para vários Ministérios (Ministério da Integração Nacional, Ministério da Saúde e Ministério da Defesa), que desenvolvem ações de Norte a Sul do País, buscando promover o desenvolvimento humano e econômico nas regiões fronteiriças.O objetivo deste projeto é estudar o padrão de mortalidade por causas externas nos municípios da Faixa de Fronteira brasileira, abordando o impacto no desenvolvimento humano, em relação aos determinantes geográficos, demográficos e temporais. O financiamento pretendido tem como meta produzir conhecimento epidemiológico dos municípios da Faixa de Fronteira brasileira, enfocando a mortalidade por causas externas, com vistas à contribuição com as políticas de desenvolvimento como o Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, do Ministério de Integração Nacional, e como o SIS-Fronteira, do Ministério da Saúde, considerando a iminente intensificação das relações comerciais devido ao MERCOSUL. O presente projeto também pretende incentivar alunos do curso de graduação em Informática Biomédica, do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, nas atividades de iniciação científica, junto à temática do desenvolvimento da Faixa de Fronteira brasileira, contribuindo para a consolidação da linha de pesquisa e da produção de Tecnologia de Informação.O estudo será realizado com os dados do Sistema de Informações de Mortalidade, disponibilizados pelo DATASUS-Ministério da Saúde, que serão estratificados por sexo, pela faixa etária, pelos municípios de ocorrência na faixa de fronteira e pelo Código Internacional de Doenças (capítulo XX), buscando caracterizar o perfil de vulnerabilidade e a magnitude da violência; será construído um Sistema de Informações Geográficas para realizar uma análise espacial, usando software ARC-GIS e SPRING, gerando uma Tecnologia de Informação a ser disponibilizada futuramente; os dados serão agrupados em séries trimestrais, para avaliar a tendência e a sazonalidade dos eventos, considerando sub-regiões culturais definidas pelas "áreas de fome" de Josué de Castro; será usado o indicador de anos potenciais de vida perdidos para verificar o impacto da mortalidade no índice de desenvolvimento humano.O financiamento da presente proposta contribuirá para a consolidação da linha de pesquisa, dentro do programa de mestrado em Saúde na Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, além de incentivar iniciações científicas junto aos graduandos do curso de Informática Biomédica, do referido campus. O trabalho é totalmente viável, do ponto de vista de infra-estrutura para o desenvolvimento, dado que a área de Geoepidemiologia tem obtido apoio financeiro para a aquisição de softwares, hardwares e material bibliográfico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSÉ MARCELO DE CASTRO; ANTONIO LUIZ RODRIGUES-JÚNIOR. A influência da mortalidade por causas externas no desenvolvimento humano na Faixa de Fronteira brasileira. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 1, p. 195-200, . (08/03340-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, José Marcelo de. A influência da mortalidade por causas externas no desenvolvimento humano na faixa de fronteira brasileira. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.