Busca avançada
Ano de início
Entree

Vacina Conjugada Antipneumocócica PS6B-PspA

Processo: 08/06907-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Martha Massako Tanizaki
Beneficiário:Cátia Taniela Perciani
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/05207-4 - Vacina conjugada anti-pneumocócica: estudos sobre a viabilidade de uma vacina polissacarídeo capsular - PSPA, AP.TEM
Assunto(s):Vacinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antipneumocócica | conjugada | Vacina | Biotecnologia de Vacinas

Resumo

O Streptococcus pneumoniae é um dos principais patógenos causadores de doenças como pneumonia, bacteremia, meningite, otite média e sinusite, principalmente entre crianças menores de 2 anos, faixa etária esta, cuja taxa de mortalidade anual causada por esses tipos de infecções aproxima-se de 1 milhão. O pneumococo é uma bactéria gram positiva e encapsulada. Sua cápsula polissacarídica, juntamente com várias proteínas de superfície, como por exemplo, a PspA, protegem a bactéria contra a fagocitose e facilitam a sua colonização. O uso de antibióticos contra o pneumococo possui eficácia reduzida devido ao aparecimento de um grande número de cepas resistentes, além de muitas vezes não serem capazes de evitar seqüelas decorrentes da infecção. Neste contexto, a vacinação tem sido instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a medida mais aconselhável. Existem no mercado dois tipos de vacinas antipneumocócicas, uma delas composta por uma mistura de diversos PS, e outra composta por PS conjugados com proteínas. A primeira não é capaz de induzir uma resposta protetora em crianças menores de 2 anos - faixa etária de maior risco - a segunda, embora tenha uma eficácia maior, possui cobertura restrita sobre a população brasileira e um custo elevado devido ao seu complexo processo de produção. Como parte de um projeto mais amplo de uma vacina conjugada com o PspA, o presente projeto propõe o desenvolvimento de uma vacina antipneumocócica baseada na conjugação entre a proteína (PspA) e o PS6B de S. pneumoniae. Esperamos que ofereça um amplo espectro de proteção devido a colaboração do PspA na indução da resposta imune.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERCIANI, Cátia Taniela. Polissacarídeo sorotipo 6B de Streptococcus pneumoniae (PS6B) e proteína de superfície pneumocócica A (PspA): métodos de conjugação e avaliação da reposta imune.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.