Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros de eficiência de cintilação dos materiais GdAlO3, LuAlO3 e (Gd,Lu)AlO3 dopados com Eu3+, Tb3+ e Pr3+

Processo: 08/07599-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Marian Rosaly Davolos
Beneficiário:Higor Henrique de Souza Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Luminescência   Materiais luminescentes

Resumo

Cintiladores são materiais que absorvem radiações altamente energéticas, como raios X e raios ³, e as convertem eficientemente em radiações ultravioleta ou visível. Os compostos GdAlO3 e LuAlO3 dopados com Eu3+, Tb3+ e Pr3+ são materiais cintiladores promissores. Além disso, a obtenção de compostos com a matriz mista (Gd,Lu)AlO3 é interessante, pois esta une as propriedades de densidade e absortividade de raios X do íon Lu3+ com a capacidade de transferência de energia para ativadores do íon Gd3+, dando origem a cintiladores mais eficientes. O projeto trata da obtenção dos cintiladores GdAlO3, LuAlO3 e (Gd,Lu)AlO3 puros e dopados com Eu3+, Tb3+ e Pr3+ através do método dos precursores poliméricos (método Pechini), assim como do estudo de suas propriedades estruturais e espectroscópicas decorrentes das diferentes temperaturas de obtenção, das proporções Gd:Lu na matriz, das quantidades de dopante e das conformações desses materiais (pó ou filmes). O principal foco deste projeto consiste no estudo aprofundado dos parâmetros espectroscópicos desses materiais, com ênfase em medidas de luminescência com excitação por raios X (XEOL), na determinação dos parâmetros de eficiência de cintilação e no estudo das conseqüências da incidência de radiação ionizante e da temperatura em suas propriedades luminescentes. Medidas de XEOL preenchem uma lacuna importante na caracterização e elucidação da compreensão de mecanismos de luminescência e de transferência de energia, bem como na aquisição de informações sobre efeitos de confinamento quântico, defeitos eletrônicos e determinação da estrutura local de ativadores em materiais luminescentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCO AURÉLIO CEBIM; HIGOR HENRIQUE DE SOUZA OLIVEIRA; NILSO BARELLI; MARIAN ROSALY DAVOLOS. Sistema para realização de medidas de luminescência com excitação por Raios X. Química Nova, v. 34, n. 6, p. 1057-1062, 2011.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Higor Henrique de Souza. Propriedades e mecanismos de cintilação dos materiais 'GD''AL''O IND.3' e ('GD''LU')'AL''O IND.3' dopados com 'EU POT. 3+', 'TB POT. 3+' e 'PR POT. 3+'. 2011. 101 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.