Capoeiras e valentões na história de São Paulo (1830 - 1930)
A fotografia expandida nos museus de arte moderna e contemporânea
A psicologia da alma complexa em Platão: Um estudo comparado entre a República e o...
Processo: | 08/07869-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2009 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2011 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Pesquisador responsável: | José Roberto Zan |
Beneficiário: | Eloa Gabriele Gonçalves |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Soul Funk |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Banda Black Rio | Funk | hibridismo cultural | Soul | Música Popular (Fundamentos Teóricos) |
Resumo Tendo por base o exemplo da banda Black Rio, calcada, sobretudo, no forte hibridismo de gêneros musicais nacionais e estrangeiros como o soul, funk, jazz, samba e choro, e criada por iniciativa da própria indústria fonográfica, este trabalho pretende analisar, com enfoque na década de 1970, os aspectos musicais e contextuais referentes à importância do advento de tais gêneros musicais estrangeiros no cenário musical nacional - tanto musicalmente quanto socialmente, à medida que foi responsável pela formação de uma "identidade negra" - bem como o importante papel exercido pela indústria fonográfica, que, após o término dos festivais de música ocorridos na década de 60, e a subseqüente estruturação da chamada MPB, passou por uma "reorganização". | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |