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Anseln Kiefer: Paisagem, Memória e Ruínas nas Megalópolis

Processo: 08/08844-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Maria Jose de Azevedo Marcondes
Beneficiário:Márcia Helena Girardi Piva
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arte contemporânea   Paisagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte contemporânea | paisagem | recepção da obra | Fundamentos e Crítica das Artes

Resumo

Esta pesquisa insere-se no projeto Arte e Cidade, desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Fundamentos Críticos e Teóricos das Artes do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes. Tem por objetivo analisar a recepção crítica da série de obras do artista alemão Anselm Kiefer apresentadas no Brasil em duas ocasiões distintas: na XIX Bienal Internacional de São Paulo em 1987, e nas exposições individuais - simultâneas - realizadas no Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Galeria Camargo Vilaça em 1998. Kiefer, profundamente marcado pelo impacto visual nele causado pelo caos da metrópole de São Paulo, depois de sua primeira visita a cidade, durante a Bienal, produziu uma série de obras, tendo a imagem da cidade como elemento propulsor. Estas obras trabalhadas sobre as vistas aéreas de São Paulo puderam ser apreciadas em 1998 nas exposições citadas, participaram de outras mostras em vários países, foram adquiridas por importantes Galerias e Museus Internacionais e serão objeto de estudo desta pesquisa. A concepção do projeto de Kiefer de reapropriação de "espaços-imagens", como a paisagem e a arquitetura dos diversos lugares por onde passa, motivou o desenvolvimento desta pesquisa. A análise será feita a partir de registros sobre a recepção da obra do artista que, através de variados recursos teóricos e analíticos, tem sido discutida por alguns críticos e historiadores que situaram estas obras em amplos temas em torno da idéia da arte na contemporaneidade.

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