Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e caracterização de eletrocatalisadores nanoparticulados de PtMo/C e PtW/C para a oxidação de hidrogênio na presença de CO em células a combustível tipo PEM

Processo: 08/10529-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Edson Antonio Ticianelli
Beneficiário:Pietro Papa Lopes
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/10788-5 - Estudos fundamentais e aplicados dos processos eletródicos em células a combustível de baixas temperaturas, AP.TEM
Assunto(s):Células de combustível   Eletrocatálise   Eletroquímica

Resumo

Neste projeto, pretende-se desenvolver e caracterizar eletrocatalisadores nanocristalinos formados por materiais bimetálicos de Pt-M e materiais constituídos apenas por M, onde M = Mo e W, dispersos em carbono em distintas proporções de Pt:M. Estes eletrocatalisadores serão caracterizados quanto à composição bulk e superficial via análises por Energia Dispersiva de Raio-X e Espectroscopia de Fotoelétrons Excitados por Raio-X, respectivamente e quanto à morfologia e ao tamanho médio das partículas por Difração de Raio X e Microscopia Eletrônica de Transmissão. Estudos com Espectroscopia de Absorção de Raio-X in situ serão realizados para avaliação de efeitos eletrônicos decorrentes da formação das ligas binárias. Os materiais serão avaliados como catalisadores para a reação de oxidação de hidrogênio na presença de CO em células unitárias PEMFC (do inglês, Proton Exchange Membrane Fuel Cell), usando técnicas como: curvas de polarização em estado estacionário, voltametria cíclica, voltametria de "stripping" de CO, acopladas a Espectrometria de Massa on line. A correlação entre as características químicas e estruturais dos catalisadores com as respostas eletroquímicas será de fundamental importância para o entendimento dos fenômenos observados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, PIETRO P.; TICIANELLI, EDSON A.; VARELA, HAMILTON. Potential oscillations in a proton exchange membrane fuel cell with a Pd-Pt/C anode. Journal of Power Sources, v. 196, n. 1, SI, p. 84-89, JAN 1 2011. Citações Web of Science: 34.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Pietro Papa. Aproveitamento de etanol em células a combustível: eletrocatálise da reação de oxidação direta e da oxidação do hidrogênio contaminado por CO obtido por sua reforma. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.