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Kant e a educação cosmopolita

Processo: 09/00274-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Terra
Beneficiário:Caue Cardoso Polla
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia alemã   Immanuel Kant   Filosofia política   Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia Alemã | Filosofia da Educação | Filosofia Política | Immanuel Kant | Pedagogia iluminista | Teorias do Cosmopolitismo | Filosofia Alemã

Resumo

O tema do cosmopolitismo renasceu com vigor no século XX, principalmente com o reavivamento da filosofia política kantiana. Atualmente a discussão acerca deste tema se dá em âmbitos diversos: sociológico, com Ulrich Beck (Der Kosmopolit Blick oder: Krieg ist Frieden, 2004), filosófico - entre outros, na vertente da teoria crítica - com Seyla Benhabib (Another Cosmopolitanism, 2006), que discute a possibilidade de normas cosmopolitas. Outro viés filosófico, que podemos chamar de pedagógico, é defendido por Martha Nussbaum em Cultivating Humanity: a classical defense of reform in liberal education (1999), que dedica o capítulo "Citizens of the World" a mostrar a importância do ideal cosmopolita na educação, argumentando que este deveria "estar no núcleo da educação de nível superior dos dias de hoje". Esta perspectiva encontra em Kant sua maior fonte, e atualizar a filosofia kantiana sob este prisma significa explorar a conjunção entre os dois temas. Com efeito, o cosmopolitismo é tema recorrente do pensamento do século das Luzes, assim como o são as reflexões sobre educação; contudo, percorreram vias distintas. Neste sentido, Kant, ao mesmo tempo em que se insere na tradição pedagógica iluminista, acrescenta às reflexões sobre educação o elemento do cosmopolitismo, propondo uma original pedagogia com propósito cosmopolita. É importante ressaltar o duplo desafio de interpretar o pensamento pedagógico kantiano como inscrito concomitantemente em seu sistema crítico e no próprio movimento histórico da Aufklärung

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POLLA, Caue Cardoso. O ABC do cosmopolitismo: Kant e a educação. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.